POLITÍCA NACIONAL
Prazo para regularização de título eleitoral acaba em 4 de maio

Vai até o dia 4 de maio o prazo para regularizar e tirar o título de eleitor para votar nas próximas eleições. O Tribunal Superior Eleitoral disponibiliza os serviços de regularização, transferência ou emissão de primeiro título e de mudança de nome social no documento no site tse.jus.br. Para o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, o voto é a possibilidade de expressão da vontade popular.


POLITÍCA NACIONAL
Governo limita reajuste das taxas de foro em terrenos da União

Uma medida provisória editada pelo presidente Jair Bolsonaro limita o reajuste das taxas de foro e de ocupação dos terrenos da União a 10,06% no exercício de 2022. O valor corresponde à inflação do ano passado com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A assinatura da MP foi informada na noite desta sexta-feira (24) pela Secretaria-Geral da Presidência da República. O texto deve ser publicado na edição do Diário Oficial da União de segunda-feira (27).
A partir de 2023, o lançamento dos débitos deverá observar o percentual máximo de atualização correspondente a duas vezes a variação acumulada do IPCA do exercício anterior ou os 10,06%, o que for menor.
Segundo o governo, a medida corrige distorções de legislações anteriores, que obrigavam a Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União (SPU) a realizar reajustes de até cinco vezes o IPCA. As maiores variações ocorriam quando a Planta de Valores Genéricos (PVG), informada pelos municípios – que ficam com 20% da arrecadação da SPU – era atualizada após anos de defasagem. A planta também é a base de valores de imóveis utilizada pelos municípios para a fixação das cobranças do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
Paga todos os anos, a taxa do foro incide sobre terrenos cujos titulares se encontravam nas terras antes da demarcação como área da União e equivale a 0,6% do valor atualizado do imóvel. Atualmente, cerca de 300 mil imóveis em todo o país estão sob o regime de foro. Na maioria dos casos, são terrenos na faixa litorânea cuja ocupação é permitida, mas a área pertence parcialmente ao governo para garantir a defesa nacional e o livre acesso ao mar pela população.
“Com a edição da MP, embora a SPU continue obrigada a seguir a PVG informada pelos municípios, fica garantido que o reajuste da cobrança de taxas de foro e de ocupação nunca seja maior que 10,06%. Além disso, vale enfatizar que muitos cidadãos podem não ter aumento algum, ou até mesmo redução na cobrança, em caso de atualizações para menos da PVG pelos municípios”, argumentou a Secretaria-Geral da Presidência.
Para este ano, a SPU disponibilizará os documentos de arrecadação em sua página na internet [patrimoniodetodos.gov.br], para os quais serão concedidos o parcelamento em até cinco cotas mensais, com o vencimento da primeira parcela ou da cota única para o dia 31 de agosto de 2022, respeitado o valor mínimo de R$ 100 para cada parcela.
Edição: Fábio Massalli
-
MUNDO5 dias ago
VÍDEO: Esquerdista e ex-presidiário, eleito presidente da Colômbia manda soltar presos em primeiro discurso
-
Coluna da Kharina Nogueira7 dias ago
Em cerimônia celebrada pelo Padre Bruno, Ana Flávia Muniz e Arthur Cherulli se casam, em Rondonópolis.
-
POLÍCIA5 dias ago
Assaltante morre ao trocar tiros com vigilante dentro de banco
-
Coluna da Kharina Nogueira6 dias ago
Vejam as famosas que estiveram em Trancoso para o badalado casamento da Carolina Corona e Ricardo Goldfarb.
-
Coluna da Kharina Nogueira5 dias ago
Verdadeiras Princesas! O que Ana Flávia Muniz e a Influenciadora Carolina Corona tem em comum?!
-
Coluna da Kharina Nogueira6 dias ago
A empresária da moda, Mariinha França, levou seu carinho aos jovens Ana Flávia Muniz e Arthur Cherulli.
-
CIDADES5 dias ago
PM readmitido após 11 anos terá retroativo financeiro e promoção
-
Coluna da Kharina Nogueira4 dias ago
Primeiro contrato “Visual Law” Automatizado para arquitetura do Brasil é lançado em Milão pela Boutique de Arquitectura.