PROGRAMA PROCIÊNCIAS

Prefeito lança programa para fomentar o ensino de Ciências para alunos do 1º ao 9ª Ano em Cuiabá

Published

on

 

Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB), urbanas e do campo, começam a receber nesta segunda-feira (16), os laboratórios didáticos móveis do Programa ProCiências, lançado pelo prefeito Emanuel Pinheiro na última sexta-feira (13), durante encontro no Hotel Fazenda Mato Grosso. No evento, que reuniu diretores da rede pública municipal de ensino, o prefeito e a primeira dama Márcia Pinheiro entregaram os primeiros óculos do Programa Enxergar e Humanizar 2022, notebooks para as unidades educacionais e lançaram o projeto Cantinho Cuiabano, com a distribuição de kits para as bibliotecas escolares.

Ao falar aos diretores, o prefeito Emanuel Pinheiro agradeceu o empenho, a dedicação e o comprometimento dos profissionais com os estudantes da rede pública municipal. “Obrigado pelo carinho, pela energia positiva. Somos um time só, uma equipe só. Somos uma vontade só, de transformar a sociedade e promover a humanização e a evolução de toda a sociedade cuiabana colocando Cuiabá no top, no centro, como uma das melhores capitais do país e isso só se faz através da educação, da universalização do conhecimento, da excelência do ensino e aprendizagem, na valorização e no respeito ao profissional da educação”, disse o gestor.

Sobre os programas, projetos e ações desenvolvidas na rede, Emanuel Pinheiro disse que nunca as portas serão fechadas para as ideias e iniciativas que possam tornar a educação de Cuiabá uma referência, e que possam promover o avanço do conhecimento e do ensino e aprendizagem.

Durante o evento, a secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, fez um balanço das ações e disse que a gestão estabeleceu uma meta para o atendimento humanizado nas unidades da rede pública municipal de ensino, assegurando o direito básico de escolarização, e a formação integral dos estudantes.  “Todos os projetos criados na Secretaria Municipal de Educação têm como foco melhorar o desempenho dos estudantes no processo de ensino aprendizagem. Nós precisamos restabelecer a proficiência pós pandemia e este é um grande desafio, melhorar a gestão da sala de aula para que possamos atingir esse resultado”, disse a secretária.

Leia Também:  Projeto 'Viva o Feriado em Cuiabá' movimentou a cidade

Participaram do evento o vice-prefeito, José Roberto Stopa; o secretário de Governo, Luis Claudio, a secretária adjunta de Educação, Zileide Lucinda dos Santos; a diretora técnica de Enisno, Elijane Gonçalves Lopes, a presidente do Conselho Municipal de Educação, Andrea Santos, lideranças políticas, lideranças comunitárias, entre outros.

Enxergar é humanizar

Criado em 2019 pela primeira dama Marcia Pinheiro, como suporte as ações do Programa de Alfabetização Cuiabana (ProAC), o Enxergar é Humanizar atendeu inicialmente estudantes do 1º e 2º Anos do Ensino Fundamental.  Em razão da pandemia provocada pelo coronavírus, o projeto foi interrompido em 2020 e 2021 e retomado em abril deste ano, com um novo formato, ampliando o atendimento para estudantes do 1º ao 6º Ano.

As primeiras unidades atendidas foram as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) Dep. Ulisses Silveira Guimarães, no bairro Ouro Fino; Profª. Gracildes de Melo Dantas, no Altos da Glória; Antônia Tita Maciel de Campos, no Jardim Florianópolis e Cel. Octayde Jorge Da Silva, no Tancredo Neves. A meta é atender estudantes de toda a rede, em especial as que estão na fase de alfabetização. Cerca de 250 óculos devem ser entregues por bimestre, totalizando 1 mil óculos até o final do ano. Ou, o quanto os estudantes necessitarem, como autorizou o prefeito Emanuel Pinheiro.

O projeto atende estudantes que apresentam baixa visam, selecionados pelos professores e apontados para a equipe gestora da unidade educacional. Os estudantes passam por exame de optometria, que identifica as falhas de refração e a possibilidades de correção da miopia, hipermetropia e astigmatismo. Esses exames são realizados na unidade educacional onde aqueles que precisaram de óculos puderam escolher a armação. A partir desse exame inicial, os estudantes que necessitam, são encaminhados para consultas oftalmológicas.

Leia Também:  Secretaria de Obras inicia adequação da rede de drenagem em trecho da Avenida República do Líbano e pista é parcialmente interditada

Programa ProCiência

O programa vai atender 85 Escolas Municipais de Educação Básica, urbana e do campo, com laboratórios didáticos móveis. Desenvolvido em conjunto pela Diretoria de Gestão Educacional e a Coordenadoria Técnica de Ensino o programa promove a articulação pedagógica fundamentada na estimulação da curiosidade e da aprendizagem dos estudantes. O laboratório vai atender estudantes do 1º ao 9º Ano do Ensino Fundamental, com atividades práticas de ciências da natureza.

O ProCiência é um projeto educativo que está em consonância com a política da Escola Cuiabana: Cultura, Tempos de Vida, Direitos a Aprendizagem e Inclusão e a BNCC, em vista da alfabetização cientifica.

Entrega de notebook

Mil notebook está sendo entregues para todas as 170 unidades da rede pública municipal de Educação, para uso pedagógico dos professores e Técnicos em Desenvolvimento Infantil (TDI), no desenvolvimento de sua atividade diárias.

Projeto Cantinho Cuiabano

Nascido nas bibliotecas da rede Saber com Sabor, o projeto promove a cultura e os autores cuiabanos. Por meio do Projeto, serão distribuídos dois kits de livros infantis, de autores locais, para 131 unidades educacionais. Os livros ficarão disponíveis nas bibliotecas escolares das unidades que oferecem Educação Infantil e Ensino Fundamental inseridas no projeto.

Os kits contêm 10 obras de oito escritores, de gêneros de leitura variados:

Advertisement

CUIABÁ

Comunidade do Chaparral é contemplada com a construção de travessia de concreto

Published

on

Dando sequência ao atendimento das demandas da zona rural municipal, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Obras Públicas  (SMOP), executa, na Comunidade do Chaparral, a construção de uma travessia de concreto sobre o Córrego Capitão. Os trabalhos estão concentrados no procedimento de fixação das aduelas e, posteriormente, seguirá para a parte de compactação das cabeceiras. 

O secretário e vice-prefeito, José Roberto Stopa, enfatiza que a gestão Emanuel Pinheiro tem se dedicado com afinco para fazer com que as ações da Prefeitura de Cuiabá, especialmente as de infraestrutura, alcancem todas as regiões da cidade, inclusive aquelas afastadas do perímetro urbano.

“Estamos com olhares atentos às comunidades rurais, levando dignidade, oportunizando melhores condições de vida. No Chaparral, estamos colocando as aduelas, com equipes trabalhando diariamente para dar condições seguras de passagens aos moradores. Continuaremos firmes até que esteja 100% concluída e entregue”, disse o gestor. 

Morador há mais de 40 anos da comunidade, José Gonçalves, resgatou um pouco do cenário anterior no local. Segundo ele, durante o período chuvoso, as famílias ficavam ilhadas, em razão da estrutura precária antes existente. “Ninguém conseguia passar, era uma dor de cabeça muito grande para nós todo mês que chovia e hoje o pessoal está aqui fazendo uma ponte de verdade e eu, particularmente, só tenho agradecer ao prefeito Emanuel Pinheiro por tudo. Estou muito contente”, acrescentou. 

Leia Também:  Estudantes da ECIMC Prof.ª Maria Dimpina Lobo Duarte participam da quarta visita guiada ao legislativo municipal

Importante destacar que logo nos primeiros meses deste ano, a administração atual entregou quatro pontes de concreto, sendo estas, abrangendo os  perímetros urbano e rural. Além disso, outras duas, localizadas no bairro Altos da Serra II e Comunidade das Laranjeiras estão em fase de levantamento. 

Continue Reading

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA