CUIABÁ

Emanuel determina realização de estudo técnico para melhoria na mobilidade urbana da Avenida República do Líbano

Publicados

CUIABÁ


Gustavo Duarte

Clique para ampliar

O prefeito Emanuel Pinheiro revelou na semana passada que determinou a realização de um estudo de viabilidade técnica para nortear uma obra de melhoria na mobilidade urbana da Avenida República do Líbano. Segundo ele, a nova intervenção acontecerá no trecho dá acesso a Rodovia Helder Cândia (Estrada da Guia), a Rodovia Emanuel Pinheiro (Estrada da Chapada) e ao Centro Político Administrativo.

Com o crescimento contínuo no fluxo de veículos que utilizam o trajeto, a região situada nas proximidades do Posto Bom Clima tornou-se um dos grandes gargalos do trânsito da Capital, resultando em transtornos aos condutores principalmente nos horários de pico. Dessa forma, a ideia é elaborar um projeto que, ao se conectar com outras já entregues e em andamento, promova uma grande remodelação no trânsito do local.

“Com a entrega da Avenida Enio Luiz Caldart, o Sistema Viário Lino Rossi, que está em construção, e essa obra no trecho do Bom Clima, vamos promover uma modernização de toda a região, acabando as essas filas quilométricas de carros, com a perda de tempo, e com os transtornos que afetam todo mundo. Seja pedestre, usuário do transporte público, motoristas ou motociclistas, todos sofrem com o trânsito desorganizado dessa região”, disse Emanuel.

Leia Também:  Pleno do TCU mantém, por unanimidade, suspensão da substituição do VLT pelo BRT

De acordo com o prefeito, o estudo é produzido pela Secretaria de Mobilidade Urbana e a obra será executada contando com a parceria da Secretaria de Obras Públicas e da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb). Além disso, conforme o gestor, o deputado federal Emanuel Pinheiro Neto (Emanuelzinho), já assumiu o compromisso de destinar os recursos necessários para a efetivação das melhorias.

“O deputado Emanuelzinho alinhou a chegada dos recursos, que nos ajudará a promover essa reurbanização. Acredito em breve essas primeiras etapas serão concluídas e, depois que acabar o período chuvoso, a intervenção deve ser iniciada. Vamos fazer um remodelagem dessa região, incluindo a recuperação da malha viária e construção de rede de drenagem de águas pluviais”, completou o chefe do Executivo.

OUTRAS OBRAS NA REGIÃO

Na segunda-feira (17), o prefeito Emanuel Pinheiro inaugurou a Avenida Enio Luiz Caldart (antiga Avenida Síria), no bairro Jardim Monte Líbano. A via possui 800 metros de extensão e faz a ligação entre as avenidas República do Líbano e Dr. Hélio Ribeiro. A obra recebeu o investimento de cerca de R$ 2,4 milhões e englobou os serviços de rede de drenagem de águas pluviais, pavimentação, sinalização, meio-fio, calçada e iluminação de LED.

Leia Também:  Agentes do Procon e Ordem Pública estão habilitados pela ANP para análise da qualidade dos combustíveis comercializados em Cuiabá

Na mesma região, está em construção o Sistema Viário Lino Rossi, com aproximadamente dois quilômetros de extensão. O corredor de mobilidade urbana também ligará a Avenida República do Líbano a outros pontos. O primeiro trecho chegará até a Avenida Dr. Hélio Ribeiro, na altura da rotatória da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), e já está com os serviços de drenagem e pavimentação finalizados.

O segundo percurso facilitará acesso à Avenida Historiador Rubens de Mendonça, saindo na lateral do supermercado Comper. A continuidade dos trabalhos nesse trajeto depende da conclusão da fase de desapropriação, que está prevista para ocorrer até o mês de março. A partir disso, as maquinas passam a atuar no local. 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Primeira audiência pública para debater a LDO 2023 será nesta quarta-feira (18)

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá,  por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, realiza durante dois dias (18 e 19), audiências públicas para debater e tratar da elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias- LDO para o exercício 2023. Os encontros serão realizados no formato virtual, sendo transmitidos pelo canal do youtube, através do link: https://www.youtube.com/user/cuiabasecom e nas redes sociais da Prefeitura Municipal de Cuiabá. A receita estimada é de R$4,5 bilhões. 

O objeto foi publicado na edição do Gazeta Municipal do dia 11 de maio. A Lei Orgânica do Município está prevista na Lei Complementar 01/00 e na Lei nº 10.257 de 10 de julho de 2001. A coordenação dos trabalhos é feita pela Secretaria Municipal de Planejamento.

A LDO é a peça de planejamento que prioriza as ações que serão executadas no próximo exercício financeiro sendo elaborada de forma descentralizada, com a participação da equipe técnica de todos os órgãos municipais e principalmente com a participação dos munícipes que informam quais são as principais demandas de cada região.

Leia Também:  Secretário de Turismo de Cuiabá participa de debate sobre concessão do Parque Nacional de Chapada

“A participação da população é fundamental para que possamos elaborar uma peça orçamentária dentro da realidade, atendendo dessa maneira, uma das metas da gestão Emanuel Pinheiro, que é de oferecer cada vez mais, uma cidade melhor e com qualidade de vida”, disse o secretário municipal de Planejamento, Éder Galiciani

Mais esclarecimentos e ou sugestões estão sendo recebidos pelo e-mail [email protected]

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA